Arquitetura na Idade Média
Nos séculos V à XV, prevaleceram dois estilos de arquitetura que dominaram as construções de grandes catedrais e de castelos na idade média, esses estilos eram o românico e o gótico.
Foi um longo período na história em que a igreja católica estava em ascensão, e a religião comandava as tendências da época. Esse controle da igreja cristã pode ser expressados pelas construções de igrejas, basílicas, catedrais, mosteiros, dentre outros.
E como dito antes, nesse período de teocentrismo feudal muitos castelos foram desenvolvidos com base nesses estilos de construção.
As principais características desse período são as artes monumentais, temas religiosos, estilos românico e gótico, e o uso de abóbodas e de arcos.
Falaremos agora, sobre as características dos estilos que se desenvolveram no período medieval.
Estilo Românico:
O estilo românico surgiu na Itália e na França e se desenvolveu na Alta Idade Média (entre os séculos XI e XIII) na Europa.
As construções com base nesse estilo tinham como característica a grande espessura das paredes, a baixa luminosidade dos ambientes internos por conta do pouco número de janelas, tinham somente uma porta, contavam com abóbodas e arcos de volta perfeita (que só é possível caso a altura desse arco seja relativamente baixa), eram feitas de pedras, o seu interior era pouco ornado e o sua planta era em formato de cruz.
Quando comparado com o estilo gótico, o estilo românico é um pouco mais inflexível, contendo um caráter mais austero, com planos mais maciços e fortes, no qual seguiam o padrão de horizontalidade.
![]() |
A Igreja Notre-Dame la Grande de Poitiers é uma igreja de estilo românico localizada em Poitiers, na França. |
Estilo Gótico:
![]() |
A Catedral de Milão é uma catedral católica romana situada na praça central da cidade de Milão, na Lombardia, no norte da Itália. |
![]() |
A Catedral Basílica de Saint Denis é uma ampla igreja abacial na comuna de Saint-Denis, atualmente um subúrbio ao norte de Paris. |
As construções góticas são necessariamente construções mais altas, onde se percebe a influência da verticalidade, indo na contra mão da horizontalidade românica, dando a ideia da necessidade de se aproximas cada vez mais de Deus.
Ainda hoje é possível encontrar um grande números de prédios construídos no estilo gótico, o que marca esse período na nossa história da arquitetura conhecida como a "Arte das Catedrais".
Algumas diferenças que distinguem os dois estilos são:
- as espessuras das paredes, que eram por sua vez muito mais finas.
- o aumento de vão e janelas, que permitiam assim a entrada de ar e luminosidade no ambiente, quebrando a sensação de rigidez e de inflexibilidade.
- aumento do número de portais, com no mínimo de três por nave.
- e os arcos com volta quebrada o ogivados para aguentar a altura mais elevada do prédio.
Vale lembrar que a disseminação dos vitrais nas igrejas góticas também facilitou a entrada de luz além de adornar o interior das construções.
![]() |
Basílica de Saint-Denis (interior). |
![]() |
Basílica de Saint-Denis Fachada Lateral. |
Fontes:
Nenhum comentário:
Postar um comentário