Marcos Vitrúvio Polião, foi um arquiteto romano que viveu no século I a.C. e deixou como legado a obra "De Arquitectura" que foi o único tratado europeu que serve de fonte de inspiração em Arquitetura e Urbanismo e na engenharia
Quase tudo que podemos saber sobre a vida de Vitrúvio é através de dados autobiográficos deixados nos dez livros do tratado De Arquitectura, onde cada um tem um prefácio separado.
Tratado De Arquitectura
Vitrúvio
Alguns fatos conhecidos de sua carreira foi que ele ocupou alguns cargos no exercito de Júlio César e que durante esses serviços militares ele se encarregou de manutenção de maquinas e artilharia, logo depois ele serviu em tropas do sobrinho-neto de César, Otávio, mais tarde, o imperador Augusto.
De acordo com alguns escritos de Frontinus, escritor da época, Vitruvio aproximou da família imperial logo após de aplicar seus conhecimentos de engenharia hidráulica durante a construção de um aqua Júlia. Segundo a mesma fonte, incerta, é provável que ele tenha sido o responsável pela construção da basílica em Fanum Fortunae na costa do mar adriático. Seus escritos pertencem ao último período da sua vida. Durante a juventude, sabe-se que ele não produziu nenhum escrito. Seus livros foram todos dedicados ao seu patrono, Otávio Augusto. Na época estima-se que ele já era bem idoso quando foi lançado por Otávio Augusto programa de construção civil que iria mudar a face de Roma.
Seu tratado, o único tipo de escrito na antiguidade, como dito acima , compreende em dez livros cada um com seu prefacio separado:
Seu tratado, o único tipo de escrito na antiguidade, como dito acima , compreende em dez livros cada um com seu prefacio separado:
O Livro I, possuiu uma secção introdutória onde é definida a natureza da arquitetura e da personalidade e formação ideal do arquiteto, discute o planejamento da cidade em termos generalistas.
O Livro II abrange a natureza e características dos materiais de construção (tijolos, areia, cal, pedra, madeira, etc) e métodos de construção.
Os Livros III e IV são dedicadas à arquitetura religiosa (templos) e uma discussão detalhada das ordens clássicas.
O Livro V é dedicado a outras formas de arquitetura pública, com especial destaque para o teatro.
O Livro VI trata da arquitectura doméstica, como as casas e palácios.
O Livro VII trata de questões práticas de acabamento e detalhes construtivos como tipos de piso, estuque, pintura e cores.
O Livro VIII se volta para as fontes e transporte de água, por condutas ou aquedutos.
O Livro IX faz uma longa digressão sobre astronomia para depois descrever várias formas de relógios e mostradores de tempo.
O Livro X trata sobre mecânica, com especial referência para os motores de água, um hodômetro, e uma seção sobre máquinas de artilharia e outras formas de engenharia militar. As ilustrações originais feitas pelo próprio Vitruvio, que acompanhavam o texto se perderam quando os mais antigos manuscritos sobreviventes foram transcritas.
O Livro II abrange a natureza e características dos materiais de construção (tijolos, areia, cal, pedra, madeira, etc) e métodos de construção.
Os Livros III e IV são dedicadas à arquitetura religiosa (templos) e uma discussão detalhada das ordens clássicas.
O Livro V é dedicado a outras formas de arquitetura pública, com especial destaque para o teatro.
O Livro VI trata da arquitectura doméstica, como as casas e palácios.
O Livro VII trata de questões práticas de acabamento e detalhes construtivos como tipos de piso, estuque, pintura e cores.
O Livro VIII se volta para as fontes e transporte de água, por condutas ou aquedutos.
O Livro IX faz uma longa digressão sobre astronomia para depois descrever várias formas de relógios e mostradores de tempo.
O Livro X trata sobre mecânica, com especial referência para os motores de água, um hodômetro, e uma seção sobre máquinas de artilharia e outras formas de engenharia militar. As ilustrações originais feitas pelo próprio Vitruvio, que acompanhavam o texto se perderam quando os mais antigos manuscritos sobreviventes foram transcritas.
Não é possível saber a data exata de sua morte. Sabemos apenas que seus livros se perderam durante a Idade Média e que somente em 1414 foram redescobertos. Mesmo assim, não havia nenhuma edição impressa, até 1486, mas há mais de vinte cópias manuscritas do seculo XV, feitas para circulação entre os estudiosos humanistas, arquitetos e artistas. Somente no ano de 1556 saiu a tradução feita e comentada por Daniele Barbaro, no ano seguinte fez outra edição ampliada e já contava com alguns desenhos de outro autor pois os originais de Vitruvio não foram recuperados. A obra de Daniele foi tão monumental que passou a ser referencias entre arquitetos até os dias de hoje. Dados segundo a fonte do plataforma ebad.info .
O homem vitruviano -
Segundo a Wikipedia, o homem vitruviano é um desenho famoso de Leonardo da Vinci que acompanhava as notas feitas pelo artista por volta do ano 1490 num dos seus diários. O desenho representa o ideal clássico do equilíbrio, da beleza, da harmonia e da perfeição e proporção do corpo humano. Segundo o site de significados, o desenho foi criado por inspiração a partir do conceito desenvolvido pelo arquiteto romano Marcos Vitrúvio Polião.

A imagem nada mais é que um homem nu, com os braços e pernas abertas em diferentes posições de modo que seja totalmente simétrico. O homem vitrúvio também mostra o conceito da chamada ''proporção divina", ainda de acordo com o site, era baseado em figuras geométricas perfeitas e equações matemáticas.
A ilustração do Homem Vitruviano de Leonardo da Vinci foi feita em 1490, durante o período do renascimento, quando foram redescobertos os livros de Vitruvio.
O homem vitruviano -
Segundo a Wikipedia, o homem vitruviano é um desenho famoso de Leonardo da Vinci que acompanhava as notas feitas pelo artista por volta do ano 1490 num dos seus diários. O desenho representa o ideal clássico do equilíbrio, da beleza, da harmonia e da perfeição e proporção do corpo humano. Segundo o site de significados, o desenho foi criado por inspiração a partir do conceito desenvolvido pelo arquiteto romano Marcos Vitrúvio Polião.

A imagem nada mais é que um homem nu, com os braços e pernas abertas em diferentes posições de modo que seja totalmente simétrico. O homem vitrúvio também mostra o conceito da chamada ''proporção divina", ainda de acordo com o site, era baseado em figuras geométricas perfeitas e equações matemáticas.
A ilustração do Homem Vitruviano de Leonardo da Vinci foi feita em 1490, durante o período do renascimento, quando foram redescobertos os livros de Vitruvio.
Vitrúvio, afirma em sua obra sobre arquitetura que as medidas do corpo humano são as seguintes: 4 dedos forma 1 palmo e 4 palmos formam 1 pé, 6 palmos formam um côvado (que equivale a 66cm); e 4 côvados formam a altura de um homem. E 4 côvados formam 1 passo, e 24 palmos formam um homem. O comprimento dos braços estendidos de um homem é igual à sua altura. Das raízes de seus cabelos à ponta do seu queixo é a décima parte da altura do homem; da ponta do queixo até o topo da cabeça é um oitavo da sua altura; do topo do peito às raízes do cabelo será a sétima parte do homem inteiro. Dos mamilos ao topo da cabeça será a quarta parte do homem. A maior largura dos ombros contém em si a quarta parte do homem. Do cotovelo até a ponta da mão será a quinta parte do homem; e do cotovelo até o ângulo da axila será a oitava parte do homem. A mão inteira será a décima parte do homem. A distância da ponta o queixo até o nariz e das raízes dos cabelos até as sobrancelhas, é, em todos os casos, e como o ouvido, um terço da face. Segundo site https://www.historiadasartes.com.
Vitruvio já havia tentado encaixar o corpo humano dentro de um circulo e um quadrado mas suas tentativas foram sem sucesso. Foi apenas Leonardo da Vinci que conseguiu alcançar o objetivo e deixar dentro dos padrões esperados.
Atualmente, o homem vitruviano de da Vinci faz parte da coleção da "Galleria dell'Accademia (Galeria da Academia), em Veneza, na Itália.
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